O que representa a Cantiga da Ribeirinha para o trovadorismo?

Maria Paes Ribeiro – apelidada “A Ribeirinha”, amante do rei D. Sancho I. Fazendo parte do trovadorismo, a cantiga é classificada como de amor, por possuir o eu-lírico masculino, falando de um amor platônico. Veja agora a Cantiga da Ribeirinha e sua versão em português recente.

O que é a Cantiga da Ribeirinha?

Sobre seu gênero, embora o mais aceito seja a cantiga de amor, por falar de um amor platônico do poeta, pequeno fidalgo, por uma mulher nobre e inacessível não há um consenso definitivo, podendo, conforme a interpretação, ser considerada uma cantiga de amor ou ainda de escárnio e maldizer.

Qual é o autor da Cantiga da Ribeirinha?

Paio Soares de Taveirós
“Chama-se Cantiga da Ribeirinha e foi escrito por Paio Soares de Taveirós para sua amada Maria Ribeira”, conta Benilde Cianato, professora de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo. Ela narra a história de um amor não correspondido. Há dúvidas se a poesia foi escrita em 1189 ou 1198.

Qual a importância da obra Cantiga da Ribeirinha ou cantiga da Garvaia de Paio Soares de Taveirós para o trovadorismo?

Verificado por especialistas. A CANTIGA DA RIBEIRINHA foi escrita por PAIO SOARES de TAVEIRÓS foi o 1º texto escrito na língua portuguesa ,e este poema serve até hoje de modelo das cantigas do Trovadorismo –> cantigas de amor onde possui o eu-lirico masculino que fala do amor platônico do poeta a sua amada .

Como era o nome oficial da Cantiga da Ribeirinha?

A chamada “Cantiga da Ribeirinha” ou “Cantiga da Guarvaia”, do trovador Paio Soares de Taveirós é considerada a mais antiga composição poética documentada em língua portuguesa, a data de sua redação foi provavelmente 1189 ou 1198.

Qual a importância da obra Cantiga da Ribeirinha?

A Cantiga da Ribeirinha, conhecida também pelo nome de Cantiga da Garvaia, é considerada o marco inicial do movimento trovadoresco. Ela foi escrita por Paio Soares de Taveirós, em 1189. Esse período da literatura portuguesa perdura até o desenvolvimento do Quinhentismo, em 1418.

Qual foi a primeira cantiga lírica portuguesa?

O ano de 1189 (ou 1198) é considerado o marco inicial da literatura portuguesa e do movimento do trovadorismo. Essa é a data provável da primeira composição literária conhecida “Cantiga da Ribeirinha” ou “Cantiga de Guarvaia”.

O que é uma cantiga trovadoresca?

As cantigas trovadorescas eram textos literários recitados na companhia de instrumentos musicais. Os instrumentos mais comuns eram viola, lira, harpa, flauta, alaúde e pandeiro. As cantigas trovadorescas estão reunidas em livros chamados de cancioneiros.

Qual a primeira cantiga que se tem registro?

Sua primeira manifestação foi em 1189 foi a Cantiga da Ribeirinha ou Cantiga da Garvaia, de Paio Soares de Taveirós.

Qual foi a primeira cantiga escrita?

Escrita em galego-português (língua que se falava na época), a Cantiga da Ribeirinha (ou Cantiga de Guarvaia) é o registro mais antigo que se tem da produção literária desse momento nas terras portuguesas.

Quais as características das cantigas de amor presentes no trovadorismo?

Uma forte característica explorada nas cantigas de amor do trovadorismo é o amor cortês e a vassalagem amorosa. Juntos, esses conceitos representam a submissão e fidelidade amorosa do homem diante de sua amada. Esse sentimento é expresso pela promessa de honrar e servir a dama com humildade e paciência.

Qual a diferença entre o soneto e A Canção da Ribeirinha?

As diferenças que vemos entre o soneto de Camões e a Cantiga da Ribeirinha, são: Camões possuía uma linguagem mais dramática, descrevendo o amor de uma forma platônica, enquanto a cantiga de ribeirinha traz enaltece o amor de uma forma mais carnal.

Share this post