Qual o nome do governador e do Vice-governador de Minas Gerais?

Lista de vice-governadores de Minas Gerais

Vice-governador de Minas Gerais
Bandeira do Governador do Estado de Minas Gerais
No cargo Paulo Brant desde 1° de janeiro de 2019
Residência Palácio Tiradentes
Duração 4 anos

Qual o nome do atual governador do estado de Minas Gerais?

Romeu Zema Neto (Araxá, 28 de outubro de 1964) é um administrador, empresário e político brasileiro, filiado ao Partido Novo (NOVO). É o atual governador do estado de Minas Gerais e ex-presidente do Conselho de Administração do Grupo Zema, cargo que exerceu de 1990 até o final de 2016.

Qual é o nome do Vice-governador?

Rodrigo Garcia, 47 anos, advogado e empreendedor, nasceu em Tanabi (SP). É casado e tem três filhos. Vice-governador do Estado de São Paulo, é também secretário de Governo. Foi deputado federal por dois mandatos (2011/2018) e líder da bancada do Democratas.

Quem foi os governadores de Minas Gerais?

Galeria de Governadores

  • Fernando Damata Pimentel01/01/2015 até 01/01/2019.
  • Alberto Pinto Coelho04/04/2014 até 01/01/2015.
  • Antonio Anastasia01/01/2011 até 04/04/2014.
  • Aécio Neves01/01/2003 até 31/03/2010.
  • Itamar Augusto Cautiero Franco01/01/1999 até 01/01/2003.
  • Eduardo Brandão de Azeredo01/01/1995 até 01/01/1999.

Quais foram os governadores de Minas Gerais durante a Inconfidência Mineira?

O novo governador das Minas, Luís António Furtado de Castro do Rio de Mendonça e Faro, visconde de Barbacena, foi enviado com ordens expressas para lançar a derrama, razão pela qual os conspiradores acertaram que a revolução deveria irromper no dia em que fosse decretado o lançamento da mesma.

Quem foi o primeiro governador da Capitania das Minas e O que foi criado?

Capitania de Minas Gerais
Capitania do Estado do Brasil (1720 – 1815) Capitania do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1815-1821)
Governador
• 1720 – 1732 D. Lourenço de Almeida (Primeiro)
• 1814 – 1821 Manuel Francisco Zacarias de Portugal e Castro (Último)

Quem eram os inconfidentes em Minas Gerais?

Os Inconfidentes O grupo, liderado pelo alferes Joaquim José da Silva Xavier, conhecido por Tiradentes, era formado pelos poetas Tomas Antonio Gonzaga e Cláudio Manuel da Costa, o dono de mina Inácio de Alvarenga, o padre Rolim, entre outros representantes da elite mineira.

Quem fundou a capitania de Minas Gerais?

9 de novembro de 1709
Em 9 de novembro de 1709, uma Carta Régia recortou caprichosamente o território Centro Sul da América portuguesa e criou nova capitania – a Capitania de São Paulo e Minas do Ouro. A Coroa escolheu a dedo o primeiro governador, Antônio de Albuquerque, encarregado da difícil tarefa de encerrar o levante emboaba.

Quem foram os inconfidentes mineiros e quais foram suas propostas?

Os inconfidentes eram, em sua maioria, grandes proprietários, mineradores, padres e letrados, como Cláudio Manuel da Costa. Oriundo de família enriquecida na mineração, havia estudado em Coimbra e foi alto funcionário da administração colonial. Por sua parte, Alvarenga Peixoto era minerador e latifundiário.

O que pretendiam os inconfidentes em Minas Gerais?

A Inconfidência Mineira pretendia libertar o Brasil do domínio colonial português. Seus participantes eram majoritariamente da elite mineira no período e tinham o objetivo de implantar a República no Brasil.

Quando e como surgiu a capitania de Minas?

Brasil em 1750. A capitania de Minas Gerais foi uma divisão administrativa do Brasil colonial criada em 2 de dezembro de 1720 a partir da cisão da capitania de São Paulo e Minas de Ouro. Sua capital era Vila Rica (atual Ouro Preto).

Quem foi o vice-governador de Minas Gerais?

Vice-governador de Minas Gerais. Paulo Brant foi empossado, junto com o Governador Romeu Zema, pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais em 1 de janeiro de 2019. Desde a transição, Brant era visto como um figura conciliadora e trabalhou na articulação do governo com as prefeituras, setor privado e a Assembleia Estadual.

Quem será o novo governador de Minas Gerais?

O candidato Romeu Zema, do partido Novo, foi eleito neste domingo (28) o novo governador de Minas Gerais. O candidato do Novo, vencedor do 1º turno, voltou a derrotar Antonio Anastasia (PSDB) no 2º turno e vai governar o estado a partir de 1º de janeiro de 2019, no lugar de Fernando Pimentel (PT).

Quando foi eleito o primeiro presidente de Minas Gerais?

A Constituição Estadual de Minas Gerais de 1891 manterá o termo “presidente”. Apenas em 1947, quando o primeiro mandatário foi eleito após a ditadura Vargas, o ocupante do cargo passou a ser chamado de “governador”, sendo assim a maneira como se designam os governantes de Minas Gerais até os dias atuais.

Quem é o governador do estado?

O Poder Executivo está centralizado no Governador do Estado, que é eleito em sufrágio universal e voto direto e secreto pela população para mandatos de até quatro anos de duração, podendo ser reeleito para mais um mandato. O cargo é ocupado por Romeu Zema, membro do Partido Novo, sendo Paulo Brant o vice-governador.

Share this post