Quais os pronomes que mais caem em concursos?

São eles:

  • 1) Pronomes pessoais;
  • 2) Pronomes de tratamento;
  • 3) Pronomes possessivos;
  • 4) Pronomes demonstrativos;
  • 5) Pronomes indefinidos;
  • 6) Pronomes relativos;
  • 7) Pronomes interrogativos.

O que é pronome português?

O pronome é uma classe gramatical variável, ou seja, flexiona-se em gênero e número. Quando substituem o substantivo, denominam-se pronome substantivo; quando o acompanham, pronome adjetivo. Os pronomes classificam-se em: pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, indefinidos e relativos.

Como aprender o que é pronome?

Veja abaixo a relação de cada pessoa do discurso com seus pronomes possessivos:

  1. Eu → meu, minha, meus, minhas.
  2. Tu → teu, tua, teus, tuas.
  3. Ele → seu, seus sua, suas.
  4. Nós → nosso, nossos, nossa, nossas.
  5. Vós → vossa, vosso, vossos, vossas.
  6. Eles → seu, sua, seus, suas.

O que é emprego de pronomes e verbos?

Chamamos de pronome a palavra variável que usamos no lugar do nome ou que o acompanha, relacionando-o às pessoas do discurso. Aos pronomes que substituem os substantivos damos o nome de pronomes substantivos. Já os que acompanham o substantivo são chamados de pronomes adjetivos.

Quais são os pronomes neutros?

Propostas de pronomes neutros

ilu éle
dele/a(s) dilu(s) déle(s)
nele/a(s) nilu(s) néle(s)
este/a(s) istu(s) éste(s)
esse/a(s) issu(s) ésse(s)

Quando utilizar o lhe?

O pronome “lhe” é usado para substituir o complemento de um verbo transitivo indireto, ou seja, que exige a preposição (a, para ) como antecedente. Logo, orações como: Quero lhe abraçar ou Não lhe conheço são equivocadas, pois os verbos “abraçar” e “conhecer” são transitivos diretos, não exigem preposição.

Qual é pronome?

O pronome relativo “que” refere-se à palavra “sistema” e introduz uma oração subordinada. Os pronomes relativos “que” e “qual” podem ser antecedidos pelos pronomes demonstrativos “o”, “a”, “os”, “as” (quando esses equivalerem a “isto”, “isso”, “aquele(s)”, “aquela(s)”, “aquilo”.).

Como encontrar o pronome?

Dividem-se em retos, oblíquos e de tratamento. Os pronomes pessoais oblíquos referem-se ao objeto direto ou ao indireto, sendo átonos ou tônicos. São pronomes oblíquos átonos: me, te, o, a, lhe, se, nos, vos, os, as, lhes. São pronomes oblíquos tônicos: mim, ti, ele, ela, si, nós, vós, eles, elas.

O que é o emprego do pronome?

Pronome é a palavra variável em gênero, número e pessoa que substitui ou acompanha o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou situando-o no espaço e no tempo. Quando ele representa o substantivo, dizemos que se trata do pronome substantivo. Ex.: Nós fomos aprovados no concurso.

É certo usar pronome neutro?

Por exemplo: você pode ter 10 mulheres e um homem numa sala, mas para fazer menção ao conjunto de pessoas, vai optar por um pronome masculino – ‘eles’. Na linguagem neutra, usada para se referir a pessoas sem delimitar o gênero, ‘amigues’ substitui ‘amigos’, por exemplo.

O que diabos é pronome neutro?

Pronome pessoal de terceira pessoa do singular neutro de gênero, popularmente chamado de pronome neutro, refere-se aos pronomes que não especificam o sexo/gênero de um indivíduo, representando outrem, que seria, outra pessoa além da que faz a oratória ou à que se dirige.

Como entender o uso dos pronomes?

Veja alguns exemplos para entender o valor e uso dos pronomes: Ex.1: João, Jéssica e Luiz são vizinhos. Eles são todos da mesma idade e estudam na mesma escola. Caso não houvesse o pronome, toda vez que quisesse se referir a este grupo, precisaria citar o nome de um por um dos integrantes.

Como classificar o pronome?

Após classificar o pronome em substantivo ou adjetivo, pode-se ainda enquadrá-lo em um dos sete tipos existentes, sem prejuízo algum a classificação já feita. São eles: 7) Pronomes interrogativos. São aqueles que substituem os substantivos e ao mesmo tempo indicam a pessoa do discurso.

Qual a relação do pronome com outras classes gramaticais?

O pronome, assim como outras classes gramaticais possui uma relação estreita com o substantivo (nomes de coisas, pessoas, seres, animais…), substituindo-o ou acompanhando-o. Também possui relação com preposições e verbos, exigindo concordância na frase.

Quais são os pronomes substantivos?

Os pronomes podem ser substantivos ou adjetivos. Quando acompanham um substantivo, são classificados como “ pronomes adjetivos ”. Quando substituem um substantivo, são classificados como “ pronomes substantivos ”. Ex: Estes livros são do Mario, aqueles são do Ricardo.

Share this post