Como dimensionar esgoto residencial?

O dimensionamento dos tubos de esgoto é realizado de acordo com as tabelas da NBR 8160/99….Dimensionamento dos tubos de queda.

Diâmetro nominal do tubo DN (mm) Número máximo de unidades de Hunter de contribuição (UHC)
Prédio de até 3 pavimentos Prédios com mais de 3 pavimentos
40 4 8
50 10 24
75 30 70

Como dimensionar ramal de descarga?

4. Dimensionamento dos Componentes do Sistema Ramais de Descarga Recebem os efluentes dos aparelhos sanitários Declividade:1%:significa 1cm de desnível para cada 1 m de tubulação. Ramal de descarga: DN mínimo é 40 mm para PVC Ramal de descarga da bacia sanitária mínimo é de 100 mm.

Como calcular o ramal predial?

O dimensionamento do ramal predial é feito do consumo médio diário do imóvel e da pressão disponível na rede.

O que é o ramal de esgoto?

Ramal de esgoto – tubulação horizontal que recebe efluentes de ramais de descarga diretamente ou a partir de um desconector. Tubo de queda – tubulação vertical que recebe efluentes de ramais de descarga, ramais de esgoto e de subcoletores.

Como dimensionar uma rede de esgoto?

O dimensionamento hidráulico da rede coletora foi realizado através da soma das vazões domésticas, com as de infiltração e concentradas, verificando-se trecho a trecho a rede, para as condições finais do projeto. Pela norma NBR 9.649, o menor valor de vazão a considerar em qualquer trecho é de 1,50 L/s.

Como dimensionar caixa de esgoto?

Caixa de passagem

  1. Quando cilíndricas, ter diâmetro mínimo igual a 15 cm e, quando prismáticas de base poligonal, permitir na base a inscrição de um círculo de diâmetro mínimo igual a 15 cm;
  2. Ser providas de tampa cega, quando previstas em instalações de esgoto primário;
  3. Ter altura mínima igual a 10 cm;

O que significa a sigla UHC?

Para o dimensionamento das tubulações de esgoto utilizamos o critério das Unidades Hunter de Contribuição (UHC). Cada aparelho possui um peso e em função do peso ou da somatória de pesos determinamos os diâmetros dos ramais de descarga, ramais de esgoto, subcoletores, coletores ou tubos de queda.

Como calcular tubo de ventilação?

Para o dimensionamento das colunas de ventilação o programa baseia-se na Tabela 2 da NBR 8160:1999 (demonstrada abaixo), onde são considerados fatores como diâmetro do ramal de esgoto, número de UHC e comprimento permitido.

Como calcular alimentação predial?

Para o cálculo da vazão a ser considerada no dimensionamento do alimentador predial, admite-se, para simplificar, que o abastecimento pela rede seja contínuo e que a vazão que abastece o prédio seja suficiente para atender ao consumo diário no período de 24 horas.

Onde fica o ramal predial?

Ramal predial – É a tubulação compreendida entre a rede pública de distribuição e o hidrômetro ou peça limitadora de vazão. Essa parte é dimensionada e executada pela concessionária, com as despesas por conta do interessado.

O que é o ramal de descarga?

a) Ramal de descarga: é a tubulação que recebe diretamente os efluentes dos aparelhos sanitários (NBR 8160/99).

Qual o diâmetro do Ramal de esgoto?

A somatória de pesos no ramal de esgoto da área de servíco é 13. Para dimensionar esse ramal de esgoto utilizamos a tabela de diâmetros em função das UHC’s ou da declividade, respeitando o diâmetro mínimo de 75 mm. Aplicando a tabela, podemos utilizar no ramal de esgoto um tubo de 75mm com 2% de declividade.

Qual o método de dimensionamento dos tubos de esgoto?

A plataforma QiBuilder toma como referência o método das Unidades de Hunter de Contribuição para o dimensionamento dos tubos de esgoto, e os classifica, de acordo com os lançamentos realizados, em ramais de descarga , ramais de esgoto, tubos de queda e coletores prediais, exemplificados na figura abaixo:

Como dimensionamos as tubulações de esgoto?

Para o dimensionamento das tubulações de esgoto utilizamos o critério das Unidades Hunter de Contribuição (UHC). Cada aparelho possui um peso e em função do peso ou da somatória de pesos determinamos os diâmetros dos ramais de descarga, ramais de esgoto, subcoletores, coletores ou tubos de queda.

Quais são as normas técnicas de esgoto sanitário?

ABNT-Associação Brasileira de Normas Técnicas SET 1999NBR 8160 Sistemas prediais de esgoto sanitário – Projeto e execução Palavras-chave: Esgoto sanitário.

Share this post