Qual o profissional que faz o georreferenciamento?

De acordo com a PL-1221/2010 do CONFEA, os profissionais que possuem tais atribuições são os Engenheiros Agrimensores, Engenheiros Cartógrafos, Arquitetos e Urbanistas, Tecnólogos e Técnicos nestas modalidades, que tenham em sua grade curricular disciplinas e conteúdos formativos estabelecidos pela PL 2087/2004.

Para que serve o georreferenciamento rural?

Georreferenciamento é um instrumento adotado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) para padronizar e regulamentar a identificação de um imóvel rural.

O que é o georreferenciamento de imóveis rurais?

O georreferenciamento consiste na determinação dos limites do imóvel (neste estudo o imóvel rural) através de coordenadas georreferenciadas ao Sistema Geodésico Brasileiro. Estas coordenadas devem ter precisão posicional fixada pelo INCRA- Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.

O que é serviço de georreferenciamento?

Para auxiliar os proprietários rurais no registro de seus imóveis, há empresas especializadas em serviços de georreferenciamento, que consiste na descrição de todas as características do imóvel rural, tais como confrontações, coordenadas de vértices definidores e limites de área. …

Quem deve fazer o georreferenciamento rural?

O INCRA determina que qualquer imóvel rural, seja ele público ou privado, deve ser georreferenciado. O decreto 4.449 de 2002 que oficializou a lei 5.868 de 1972 acarretou na exigência do georreferenciamento de imóveis rurais.

Quanto custa para fazer o georreferenciamento?

Dependendo de todas as informações, da movimentação de equipe e da necessidade de equipamentos, o custo de um projeto de georreferenciamento pode variar de R$ 250,00 a R$ 350,00 por hectare, ou mais.

Quando é necessário fazer o georreferenciamento?

O georreferenciamento de imóveis rurais é obrigatório nos casos de desmembramento, parcelamento, remembramento, transferência e ações judiciais que versem sobre imóveis rurais, conforme a Lei dos Registros Públicos.

Qual o objetivo principal do georreferenciamento?

O georreferenciamento é uma técnica aprimorada de descrição dos imóveis rurais, que contribui para o controle tanto do cadastro dos imóveis rurais como dos direitos reais a eles relativos. O objetivo do georreferenciamento de imóveis rurais é a localização específica de um bem individualizado dentro do globo terrestre.

Quem deve fazer o georreferenciamento de imóveis rurais?

Quanto custa serviço de georreferenciamento?

Como cobrar serviço de georreferenciamento?

Como fazer orçamentos de serviços de georreferenciamento?

  1. Levante o máximo de premissas sobre o terreno.
  2. Avalie todos os custos básicos do serviço.
  3. Calcule o tempo de duração do trabalho.
  4. Considere os confrontantes.
  5. Some taxas e a estimativa de lucro do projeto.

Quais os casos nos quais se exige o georreferenciamento de imóveis rurais?

Quando se deve fazer? O georreferenciamento de imóveis rurais é obrigatório nos casos de desmembramento, parcelamento, remembramento, transferência e ações judiciais que versem sobre imóveis rurais, conforme a Lei dos Registros Públicos.

Share this post